sábado, 23 de abril de 2011

LAND ROVER DISCOVERY 4




Modelo da Land Rover oferece conforto rodando tanto na cidade como fora-de-estrada. Pode custar de R$180 mil e com motor turbodiesel V6 de 243 cv, jipão custa R$ 250 mil.
Quando pensamos em Land Rover, a primeira imagem que vem à cabeça é a de um jipão espartano, com bagagem até o teto, superando com facilidade os mais diferentes obstáculos nas savanas da África ou no deserto do Atacama. Mas quando nos referimos ao Discovery 4, a história é totalmente diferente. Por isso, nos três primeiros meses deste ano, o modelo representou 34,3% das vendas da Land Rover no Brasil. E 56% delas pertencem à versão SE, equipada com motor 3.0 V6 turbodiesel de 243 cv, que pode ser levada para sua garagem desde que desembolse R$ 225 mil na concessionária autorizada Euro Import.
Ideal para as famílias compostas por um casal com mais de dois filhos, ou para aquelas que levam junto os amigos para os passeios de fim de semana, o Discovery 4 serve muito bem até sete pessoas graças à terceira fileira de bancos. Fáceis de serem montados sobre o assoalho do porta-malas, os dois últimos bancos acomodam bem até os adultos e contam com o apoio de cabeça e cinto de três pontos. Confortável como um sedã de luxo, o Discovery 4 vem equipado com tudo o que é preciso para enfrentar trilhas pesadas ou rodar macio em estradas e na cidade. Embora suas linhas lembrem as do Discovery 3, a quarta geração do utilitário esportivo de luxo, lançada no fim de 2009, ganhou frente mais agressiva, faróis de LED e novo interior.
 / Embora suas linhas lembrem as do Discovery 3, a quarta geração do jipão está com a frente mais agressiva e faróis de LED
Embora suas linhas lembrem as do Discovery 3, a quarta geração do jipão está com a frente mais agressiva e faróis de LED
O modelo tem 4,82 m de com­pri­­­­mento, 2,02 m de largura, 1,88 m de altura e rodas de 19 polegadas, medidas que ajudam a abrir caminho no trânsito e deixam o motorista em posição privilegiada para dirigir com ampla visibilidade. Ao entrar no carro, gasta-se um bom tempo para se encontrar entre os instrumento disponíveis. Volante com comandos, partida com botão e tela no painel. Um ponto negativo é a ausência de ajustes elétricos no banco (só disponíveis na versão HSE). No console está o “Ter­rain Response”, que prepara o sistema de tração integral. Com o giro de um botão, o motorista tem cinco opções para ajustar o carro de acordo com a necessidade do terreno. Nessa geração foi inserido o modo “pedra” – que permite uma leve pressão extra nos freios quando o veículo está abaixo dos 5 km/h, o que dá mais controle ao motorista – e o modo “areia”, com aceleração gradual para impedir atolamentos. Ou seja, se encarar um terreno acidentado, quem irá calcular o que fazer em cada situação é o próprio carro.
Com o Discovery 4 , rodar em estradas de terra é uma verdadeira diversão e aquela idéia de que o carro a diesel é barulhento não serve para este jipão. Em movimento, o Discovery é bem silencioso, re­­sultado não apenas da alta tecnologia do motor, mas também do ótimo isolamento acústico. O painel não trepida mesmo em trilhas com pedregulhos.
Na rodovia, o Discovery mostra ânimo incomum para um veículo de 2.580 quilos. As acelerações são rápidas, assim como as respostas dos freios, direção e suspensão pneumática (que levanta ou abaixa a altura do carro). Seu novo motor 3.0 V6 a diesel com turbocompressor de 243 cv é responsável pela sua agilidade. Se em alto giro o motor agrada muito, em baixa ele é ainda mais impressionante. O torque de 61,2 kgfm está disponível a partir de 2.000 rpm. Isso significa que uma leve pressão no pedal do acelerador já despeja muita força nas quatro rodas.
Outro bom equipamento do Discovery é o câmbio automático de 6 marchas, que, além da conveniência no trânsito, também proporciona trocas de marchas suaves e sem trancos no uso off-road. Entre os itens de conforto e conveniência, o Discovery 4 oferece retrovisores externos escamotiáveis, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático dual zone e sistema de som Harmn-Kardon com 9 alto-falante incluindo subwoofer e entrada au­­xiliar, entre outros.

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